segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

MEU NORDESTE


CURIOSIDADES SOBRE O NORDESTE

Fundada em 1537 ,Recife  é a mais antiga capital brasileira. Apesar de a vizinha Olinda  ter sido a primeira capital da capitania de Pernambuco .
 O estado da Bahia  é responsável por 95% da produção de cacau  no Brasil.


  •  O carnaval na Bahia  é comemorado desde o século XVIII. 
  •  
  •  
  • Dragão do mar,  é símbolo da resistência popular cearense contra a escravidão. 
  •  
  • ... o América de Natal  foi o primeiro clube a conseguir dois acessos consecutivos no campeonato Brasileiro de Futebol. Esse feito foi conquistado com o acesso Série C  para Série B , em 2005  e da Série B para a Série A   em 2006.
  •  
  •  



      •  muitos ingleses da equipe de Albert Einstein lideradas por Sir Arthur Stanley Eddington que vieram comprovar a Teoria da Relatividade em Sobral no Ceará, não voltaram com a equipe, alguns ficaram e casaram, constituindo família na cidade, onde ainda hoje nota-se a presença de sobrenomes ingleses e traços britânicos em muitas famílias da região. Além de ruas e avenidas que homenageiam a esses cientistas que ajudaram no desenvolvimento da cidade.
      •  FONTE: WIKPEDIA
      • Anacardium ocidentali
      •  
      •  

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

POEMA NEY MATOGROSSO

Eu hoje tive um pesadelo e levantei atento, a tempo
Eu acordei com medo e procurei no escuro
Alguém com seu carinho e lembrei de um tempo
Porque o passado me traz uma lembrança
Do tempo que eu era criança
E o medo era motivo de choro
Desculpa pra um abraço ou um consolo

Hoje eu acordei com medo mas não chorei
Nem reclamei abrigo
Do escuro eu via um infinito sem presente
Passado ou futuro
Senti um abraço forte, já não era medo
Era uma coisa sua que ficou em mim,
De repente a gente vê que perdeu
Ou está perdendo alguma coisa
Morna e ingênua
Que vai ficando no caminho
Que é escuro e frio mas também bonito
Porque é iluminado
Pela beleza do que aconteceu
Há minutos atrás

Eu hoje tive um pesadelo e levantei atento, a tempo
Eu acordei com medo e procurei no escuro
Alguém com seu carinho e lembrei de um tempo
Porque o passado me traz uma lembrança
Do tempo que eu era criança
E o medo era motivo de choro
Desculpa pra um abraço ou um consolo

Hoje eu acordei com medo mas não chorei
Nem reclamei abrigo
Do escuro eu via um infinito sem presente
Passado ou futuro
Senti um abraço forte, já não era medo
Era uma coisa sua que ficou em mim, que não tem fim
De repente a gente vê que perdeu
Ou está perdendo alguma coisa
Morna e ingênua
Que vai ficando no caminho
Que é escuro e frio mas também bonito
Porque é iluminado
Pela beleza do que aconteceu
Há minutos atrás

domingo, 22 de dezembro de 2013

OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO

ERICO VERÍSSIMO
"Estive pensando muito na fúria cega com que os homens se atiram à caça do dinheiro. É essa a causa principal dos dramas, das injustiças, da incompreensão da nossa época. Eles esquecem o que têm de mais humano e sacrificam o que a vida lhes oferece de melhor: as relações de criatura para criatura. De que serve construir arranha-céus se não há mais almas humanas para morar neles?...
Está claro que não devemos tomar as parábolas de Cristo ao pé da letra e ficar deitados à espera de que tudo nos caia do céu. É indispensável trabalhar, pois um mundo de criaturas passivas seria também triste e sem beleza. Precisamos, entretanto, dar um sentido humano às nossas construções. E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso, nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu.

Não penses que estou fazendo o elogio do puro espírito contemplativo e da renúncia, ou que ache que o povo deva viver narcotizado pela esperança da felicidade na "outra vida". Há na terra um grande trabalho a realizar. É tarefa para seres fortes, para corações corajosos. Não podemos cruzar os braços enquanto os aproveitadores sem escrúpulos engendram os monopólios ambiciosos, as guerras e as intrigas cruéis. Temos de fazer-lhes frente.
É indispensável que conquistemos este mundo, não com as armas do ódio e da violência e sim com as do amor e da persuasão. Considera a vida de Jesus. Ele foi antes de tudo um homem de ação e não um puro contemplativo.


Quando falo em conquista, quero dizer a conquista duma situação decente para todas as criaturas humanas, a conquista da paz digna, através do espírito de cooperação.

 fonte  do texto:
Olhai os Lírios do Campo, de Érico
Veríssimo. 5ª edição. Editora Globo.





sábado, 9 de novembro de 2013

OS SERTÕES



Leia trecho de "Os Sertões"
A TERRA 
"Ao sobrevir das chuvas, a terra, como vimos, transfigura-se em mutações fantásticas, contrastando com a desolação anterior.

Os vales secos fazem-se rios. Insulam-se os cômoros escalvados, repentinamente verdejantes. A vegetação recama de flores, cobrindo-os, os grotões escancelados, e disfarça a dureza das barrancas, e arredonda em colinas os acervos de blocos disjungidos -de sorte que as chapadas grandes, entremeadas de convales, se ligam em curvas mais suaves aos tabuleiros altos. Cai a temperatura. Com o desaparecer das soalheiras anula-se a secura anormal dos ares. Novos tons na paisagem: a transparência do espaço salienta as linhas mais ligeiras, em todas as variantes da forma e da cor.

Dilatam-se os horizontes. O firmamento, sem o azul carregado dos desertos, alteia-se, mais profundo, ante o expandir revivescente da terra.

E o sertão é um vale fértil. É um pomar vastíssimo, sem dono.
Depois tudo isto se acaba. Voltam os dias torturantes; a atmosfera asfixiadora; o empedramento do solo; a nudez da flora; e nas ocasiões em que os estios se ligam sem a intermitência das chuvas -o espasmo assombrador da seca."



Trecho extraído do livro "Os Sertões".

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

MAIS PREFEITURAS... MAIS TETAS

 Vem aí mais algumas centenas de municípios, somados aos mais de 5.500 já existentes.  Somente no Ceará poderão ser mais 30. Mais câmaras de vereadores, mais gastos públicos, mais nepotismo, mais desvios de verbas, mais enriquecimento ilícito e, é claro, mais prefeitos com seus carrões de luxo...

domingo, 15 de setembro de 2013

DUAS IDEIAS DE JARDS NOBRE PARA QUIXADÁ

Por Jards Nobre

IDEIA 1 - Assim como qualquer cidade em crescimento, Quixadá precisa se preocupar com a qualidade de vida de seus habitantes. Nos dias de hoje, as praças são a melhor opção para a prática do exercício físico gratuito e ao ar livre, além de sempre terem sido espaço de lazer e interação.

Porém, o modelo de praça que existe em Quixadá prende-se ao século XIX: apenas bancos (e coreto - em algumas!). As praças de hoje devem ter bem mais que isso: devem ter espaço para caminhada, adaptações para a prática de exercícios físicos, uma pequena quadra poliesportiva, minianfiteatro, além dos tradicionais bancos e muitas árvores e jardins. Deve ser agradável e convidativa para pessoas de todas as idades.

Uma vez que o polo do Açude do Eurípedes não foi utilizado para esse fim (além de ficar muito distante da maioria dos bairros), o espaço de que falo deveria ser construído no Centro. E eis que Quixadá dispõe de uma área não utilizada aos pés da Pedra do Cruzeiro, entre esta e a linha férrea. O local é próximo aos Bairros Alto da Boa Vista, Triângulo, Campo Velho, Alto São Francisco e Centro e tem a grande vantagem de ser aos pés da Pedra, de modo que, à tarde, nunca fica ao sol. É uma área particular (o proprietário faleceu no ano passado), mas vale a pena a PMQ investir na compra do terreno para investir na qualidade de vida dos quixadaenses.

IDEIA 2 - Apesar de muitos dizerem que o município de Quixadá viveu, com suas últimas gestões, um retrocesso ou, pelo menos, um atraso em seu desenvolvimento, o que os números do IBGE, as construções nos mais diversos pontos da cidade e o movimento nas ruas mostram é exatamente o contrário.

Como a cidade está crescendo, já é hora de tomar algumas atitudes para evitar problemas futuros. A Rua Tenente Cravo, que dá acesso à CE-359 (saída para Fortaleza) é, atualmente, uma via de mão dupla, conquanto seja uma rua apertada e sem restrições de estacionamento. Há uma rua paralela, ainda sem asfalto, que poderia servir como opção de tráfego no sentido Triângulo–Centro, deixando a Tenente Cravo via de mão única no sentido Centro–Jardim dos Monólitos (o que eliminaria o semáforo no cruzamento desta rua com a Epitácio Pessoa).

Os carros que vêm pela CE-359 poderiam entrar pela rua Aderaldo Ferreira de Araújo ("Rua do Triângulo") até a rua Francisco Batista Queiroz, que segue paralela à linha férrea e leva à praça da Estação e à rua Rodrigues Jr., que leva ao Centro. Uma vez que a Rua Fco. Batista Queiroz não cruza outras ruas, porque segue a linha férrea e há a Pedra do Cruzeiro nas imediações, o trânsito seria mais rápido, sem semáforos (logicamente respeitando-se o limite de velocidade em vias urbanas). Bastaria asfaltar esta rua para torná-la apta ao tráfego de veículos com a facilidade desejada.


Jards Nobre nasceu em 1974, no distrito de Cipó dos Anjos, município de Quixadá (CE). Graduou-se em Letras, especializou-se em Literatura pela UECE, é membro da Academia Quixadaense de Letras e, atualmente, cursa Mestrado em Linguística na UFC. Foi professor substituto na FECLESC, professor de língua portuguesa no Colégio Valdemar Alcântara (1998 a 2011) e é professor da EEM Coronel Virgílio Távora desde 2004. Escreve romances desde a adolescência. Lanç

terça-feira, 10 de setembro de 2013

MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL

Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgada nesta terça-feira (10), em Brasília, mostra que 73,9% da população é a favor da vinda de médicos estrangeiros ao país pelo programa Mais MédicosA pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais.



A partir da notícia, posso fazer o seguinte comentário:
74% da população e 100% dos BONS MÉDICOS BRASILEIROS são a favor da vinda dos estrangeiros ( não só cubanos, como a mídia quer fazer acreditar), mas também muitos espanhóis , portugueses, argentinos entre outras nacionalidades . O s gringos não vão deixar os brasileiros desempregados.
Dizem aqueles médicos brancos, bem nascidos, de sobrenomes pomposos, que passeiam na terra do Tio Sam e na Europa, que o problema não é  a falta de médicos, e sim, a falta de condições de trabalho nos rincões do Brasil.  Se é assim, então quer dizer que quando um paciente chega na emergência do Eudásio Barroso e o médico plantonista está descansando, e demora meia hora para dar o ar da graça, é porque não tem tem condições de trabalho ? Se essas condições existissem, seria diferente ?
Sei que os médicos do programa não atenderão nos hospitais, e sim nos PSFs. MAS ESTES MESMOS FOLGADOS PLANTONISTAS SÃO AQUELES QUE NÃO VÃO ATÉ OS DISTRITOS, PERTO DO POVÃO. Muitos dos cubanos achincalhados na chegada à Fortaleza têm experiências No Haiti e em vários países da Àfrica, ENTÃO, SÃO HUMANOS. É disso que precisamos.

domingo, 1 de setembro de 2013

DEIXA O HOMEM TRABALHAR

ENTÃO É VERDADE QUE O PREFEITO NÃO ESTÁ TRABALHANDO PORQUE NÃO ESTÃO DEIXANDO?. QUEM ESTÁ IMPEDINDO? .  O MP, POR CONTA DOS MANDADOS DE PRISÃO PARA OS SEUS SECRETÁRIOS?. OS EX-PREFEITOS? A POPULAÇÃO? O CABIDE DE EMPREGOS? O NEPOTISMO?  SINCERAMENTE, ESSA FRASE EMPREGADA NO ATUAL CONTEXTO, NÃO É DAS MAIS INTELIGENTES...

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

MÃOS AO ALTO...

ASSALTANTE BAIANO
Ô meu rei... (pausa)
Isso é um assalto... (longa pausa)
Levanta os braços, mas não se avexe não... (outra pausa)
Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado ...
Vai passando a grana, bem devagarinho (pausa para a pausa)
Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado.
Não esquenta, meu irmãozinho, (pausa)
Vou deixar teus documentos na encruzilhada .

ASSALTANTE MINEIRO
Ô sô, prestenção,
issé um assarto, uai.
Levantus braço e fica ketin quié mió procê.
Esse trem na minha mão tá chein de bala...
Mió passá logo os trocados que eu num tô bão hoje.
Vai andando, uai ! Tá esperando o quê, sô?!

ASSALTANTE CARIOCA
Aí, perdeu, mermão,
Seguiiiinnte, bicho,
Tu te fu. Isso é um assalto .
Passa a grana e levanta os braços rapá .
Não fica de caô que eu te passo o cerol....
Vai andando e se olhar pra traisss vira presun
to.

ASSALTANTE PAULISTA
Pô, meu ...
Isso é um assalto, meu.
Alevanta os braços, meu.
Passa a grana logo, meu.
Pô, se manda, meu.

ASSALTANTE GAÚCHO
Ô gurí, ficas atento.
Báh, isso é um assalto!
Levanta os braços e te aquieta, tchê !
Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê.
Passa as pilas prá cá ! E te manda a la cria, senão o quarenta e quatro fala.

ASSALTANTES DE BRASÍLIA

Querido povo brasileiro,
estou aqui no horário nobre da TV
para dizer que, no final do mês,
aumentaremos as seguintes tarifas:
Energia, Água, Esgoto, Gás,
Passagem de ônibus, Imposto de renda,
Licenciamento de veículos, Seguro Obrigatório,
Gasolina, Álcool, IPTU, IPVA, IPI, ICMS, PIS, COFINS, etc, etc, etc.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

MAIS MÉDICOS PARA QUIXADÁ



     Noticia de hoje no Diário do Nordeste( cidade, pág 3.). Entre os municípios cearenses que aderiram ao programa mais médicos do governo federal, não está QUIXADÁ. Qual seria  o motivo? Vai ver  o número de médicos por habitantes aqui na terra dos monólitos é superior ao recomendado pela OMS? Ironias à parte, creio que nossos gestores devem muitas explicações.