quinta-feira, 7 de junho de 2012

A ENGANAÇÃO DA POLICLÍNICA DE QUIXADÁ


POLICLÍNICA DE QUIXADÁ.   ALGUM DIA, FUNCIONARÁ?

No inicio de seu segundo mandato, o Governador Cid Gomes declarou em um entrevista que o Ceará teria dentro de pouco tempo a melhor rede de saúde pública do Brasil. Uma das medidas para a realização de tal feito seria a inauguração de 21 policlínicas, uma ótima iniciativa, diga-se de passagem, pois nos referidos centros de saúde deveriam funcionar cerca de uma dezena ou mais especialidades médicas, muitas das quais só existentes em Fortaleza. Parecia um alento para nossa sofria população, que teria um atendimento de qualidade em sua cidade ou bem próximo dela.
Quixadá foi “contemplada” com uma policlínica, e depois de quase dois anos de obra, o belo prédio foi concluído, causando grande expectativa na população local.
Temo que tenhamos aqui um elefante branco. Explico: Há cerca de dois meses a  A ESP (Escola de Saúde Pública do Ceará) abriu a cerca de um mês atrás,para o processo seletivo com 366 vagas para profissionais em diversas funções na área da saúde. Esse certame selecionará seu quadro de funcionários para as unidades  de Aracati, Baturité, Camocim, Cascavel, Campos Sales, Icó, Itapipoca, QUIXADÁ, Sobral e Tauá. As vagas oferecidas são para os seguintes cargos: auxiliar de farmácia, auxiliar de laboratório, técnico em enfermagem, técnico de gesso, técnico em radiologia, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, além de médicos especialistas em clínica médica cirurgia geral, traumatologia e ortopedia, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, oftalmologia, urologia, otorrinolaringologia, radiologia/diagnóstico por imagem, cardiologia, cardiologia/ergometria, cardiologia/ecocardiografia e mastologia.
E o risco de a policlínica não funcionar, onde está? Nestes últimos profissionais, os médicos especialistas, pois pasmem os senhores, o salário oferecido no edital é de R$ 3.500, 00 por uma carga horária de 20 horas semanais. Qual médico virá para o interior com um salário destes, se existem prefeituras que oferecem até R$ 8.000,00 e ainda sim tem dificuldades em contrartar estes profissionais?.
A que conclusão podemos chegar? A uma conclusão óbvia: as policlínicas foram feitas para não funcionar, pois no governo Cid Gomes as belas estruturas arquitetônicas, a exemplo das delegacias de policia civil, são mais importantes que o fator humano.

Fotos e Texto: Edvanilson Oliveira da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário