domingo, 22 de abril de 2012

ENSINO SUPERIOR NA TERRA DA GALINHA CHOCA



Não existe nenhuma sociedade no mundo que tenha se desenvolvido e proporcionado bem estar social a seus cidadãos, de outra forma que não seja o investimento em educação, ou melhor, investimento em educação de qualidade. Alemanha, Coréia do Sul, Irlanda, Chile e Japão(  exemplo maior), fizeram isso e hoje suas populações desfrutam de qualidade de vida.
Aqui no Brasil... bem, aqui a situação é outra. Mas, enquanto há vida, há esperança.
Nesta primeira década do século XXI, acompanhamos a expansão do ensino superior federal rumo ao interior do país, chegando inclusive ao Sertão Central Cearense, em Quixadá mais precisamente. Algo inimaginável até bem pouco atrás. Quero falar exatamente sobre isso: Quixadá – cidade universitária. Em uma primeira análise pode parecer exagero, mas refletindo com calma, nos damos conta de que a terra dos monólitos já conta com mais de duas dezenas de cursos superiores, sendo o terceiro polo educacional do interior cearense, atrás apenas do Cariri e de Sobral.
Quixadá conta com 4 instituições de ensino superior e recentemente o Bispo Emérito Dom Adélio Tomasin, anunciou a futura implantação de mais uma faculdade, inclusive com  o funcionamento do curso de veterinária, o que sem dúvida ajudará a consolidar nossa cidade como a mais importante do Sertão Central( que me desculpem os muitos bairristas moradores de Quixeramobim, mas essa é uma verdade histórica).  
 Amais antiga das nossas escolas superiores é a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central –FECLESC, unidade da UECE que há 30 anos forma os insubstituíveis profissionais do magistério, e que por muito tempo era a única, até que por volta de 2005, surgiu a Faculdade católica Rainha do Sertão, vinculada à Diocese e que hoje conta uma variedade de cursos, vários deles na área de saúde como Enfermagem, Odontologia, Biomedicina. O surgimento da Católica proporcionou uma  série de mudanças na economia do município, desde o o comércio até o setor imobiliário.
Por último vieram as instituições federais UFC e IFCE, até então restritas ao Cariri; A primerira oferece cursos na área da Tecnologia da Informação, enquanto O Instituto Federal além de ofertar curso superior, ainda tem o ensino técnico, tão necessário em virtude do momento econômico que vive o pais; E a partir de 2012 também o ensino médio, representando uma opção de educação de qualidade.
Apesar de todos os problemas sociais, que parecem nunca serem solucionados( não por que sejam insolucionáveis), podemos usar um pouco de otimismo e afirmar que Quixadá vive um  omento promissor, pois como citei no inicio dessa " pretensa análise", não existe nenhuma sociedade do mundo que tenha se desenvolvido sem o desenvolvimento da educação.
Presente em Quixadá desde 1983 com os cursos de Licenciatura em História, Letras, Pedagogia, Biologia, Química, Física e Matemática 

 Arquitetura e Urbanismo, Administração de Empresas, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Filosofia, Teologia, Psicologia, Sistemas de Informações, Odontologia.

Química, Tecnologia do Agronegócio, Engenharia Ambiental

Sistemas de Informações, Redes de computadores, Engenharia de Softwares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário