domingo, 17 de junho de 2012

PODA OU PHODA?

CRIME ECOLÓGICO NA PRAÇA JOSÉ DE BARROS
  A poda de árvores em zonas urbanas, é necessária, mas a total ignorância ambiental por parte de nossos gestores é algo lamentável.
O responsável por isso aí que vemos na foto acima, confunde poda com mutilação.

PODA URBANA
PROF. DR. RUDI ARNO SEITZ- UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO -USP

Árvores na zona urbana e poda é uma relação tão arraigada na mente das pessoas,
que muitas vezes se cometem grandes erros sob a ilusão de estar realizando a prática mais acertada. A poda de árvores é uma agressão a um organismo vivo - a árvore - que possui estrutura e funções bem definidas e alguns mecanismos e processos de defesa contra seus inimigos naturais. Contra a poda e suas conseqüências danosas não existe defesa, a não ser a tentativa de recompor a estrutura original, definida genéticamente.
Isto no entanto não significa que a poda deva ser totalmente suprimida. Nas áreas
urbanas é uma prática permanente, que visa garantir um conjunto de árvores vitais, seguras e de aspecto visual agradável. Para a correta utilização da poda, é necessário reconhecer os três tipos básicos de poda em árvores urbanas e utilizar a que for mais recomendada para cada caso.
Desde a fase inicial da produção de mudas de espécies arbóreas em viveiros, até o
momento em que a árvore possa desenvolver livremente seu modelo arquitetônico de copa, utilizamos a poda de formação ou educação. Esta poda é aplicada para direcionar o desenvolvimento da copa contra a tendência natural do modelo arquitetônico da espécie, compatibilizando assim a árvore com os espaços e equipamentos urbanos. Mesmo com a copa formada, as árvores necessitam de cuidados, com podas de manutenção ou limpeza, que visam evitar problemas futuros com galhos secos que possam cair, e a eliminação de focos de fungos e plantas parasitas, que enfraquecem os galhos.
Quando as podas anteriores foram executadas incorretamente, ou alterações do
ambiente urbano incompatibilizam a copa das árvores com seu meio, aplica-se a poda de segurança. A finalidade desta poda é previnir acidentes iminentes.
Quanto maiores e mais velhas as árvores, mais delicadas se tornam as podas. Por
isso o arboricultor deve conhecer as regras fundamentais que regem sua atividade:
- a arquitetura da copa das árvores;
- a fisiologia da compartimentalização;
- as técnicas de poda;
- as ferramentas e equipamentos mais apropriados para cada atividade.



Fotos: Edvanilson Oliveira

Um comentário: