quarta-feira, 19 de junho de 2013

VAMOS PROTESTAR ?


 De fato, temos muitos motivos para protestar

matéria retirado do site www.tribunadoceará.com.br


Com obras concluídas, unidades de saúde e de segurança continuam fechadas no Ceará

Policlínica de Iguatu está pronta há cerca de dois anos. O imóvel tem infiltrações, e parte do forro de gesso caiu

O Ceará possui 14 obras prontas, mas fechadas aguardando inauguração. Algumas estão concluídas há anos. O problema acontece principalmente no interior do estado, justamente nos municípios que sofrem com falta de delegacias e unidades especializadas de saúde.
As obras são as seguintes: Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canindé e de Pentecoste, Coordenadoria Regional de Saúde de Iguatu, Policlínicas de Iguatu, de Icó, de Quixadá, de Tianguá e de Caucaia, Centro de Especialidade Odontológica (CEO) de Canindé, de Quixeramobim e de Icó, Cadeia Pública de Milhã, Delegacia de Icapuí e Delegacia de Solonópole.
Policlínica de Icó
Policlínica de Icó está pronta desde 2011 (FOTO: Divulgação)
O CEO de Canindé chegou a ser inaugurado no dia 4 de abril deste ano com a presença do governado Cid Gomes e do secretário de saúde do estado, Arruda Bastos, mas até a data da publicação desta matéria, não havia realizado nenhum atendimento. Ainda em Canindé, a UPA teve ordem de serviço assinada em 2008 e em 2012 aguarda o recebimento de equipamentos.
Os principais motivos são falta de equipamentos ou de funcionários, com poucos seguranças para proteção dos locais. O governo Cid Gomes (PSB-CE) cita o excesso de burocracia para a compra e o transporte de equipamentos, e afirma que tudo será aberto em um mês.
Unidades de saúde
A Policlínica de Iguatu, por exemplo, está pronta há cerca de dois anos. O imóvel tem infiltrações, e parte do forro de gesso caiu, conforme constatou o Ministério Público em vistoria. No lado externo, parte do telhado está se soltando em razão do vento.
Já em Quixadá, há caixas com equipamentos (como tomógrafos) em áreas abertas, expostas ao calor. O Centro de Especialidades Odontológicas de Canindé, inaugurado por Cid em abril, ainda não atendeu nenhum paciente.
A Políclinica Dr. José Correia Sales, em Caucaia, teve suas obras terminadas em setembro de 2012, ainda está em fase de instalação dos equipamentos. A Políclina, quando liberada, irá atender oito municípios além de Caucaia. São eles: Apuiarés, General S, Itapajé, Paraipaba, Paracuru, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante e São Luís do Curu. A obra custou R$ 55,5 milhões.
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou, por meio de nota, que as obras são inauguradas e entregues à população com os equipamentos instalados e já ligados para funcionamento. “Isso significa dizer que, quando as obras ficam concluídas, tem início a fase de instalação dos equipamentos e, logo em seguida, a de início de convocação dos profissionais aprovados em seleção pública. Por fim, o governo define a agenda de inaugurações”.
Segundo a Sesa, o prazo de conclusão da nova rede de assistência à saúde é até o fim de 2014. A rede inclui 4 hospitais regionais, 22 policlínicas regionais, 18 CEOs regionais e 32 UPAs.
Delegacias e cadeias
A Justiça do Ceará, acionada pelo Ministério Público, ordenou que o governo inaugurasse as obras, como as delegacias de Icapuí (inaugurada na semana passada) e Solonópole. Na recepção desta última delegacia, cadeiras novas, ainda no plástico, compõem a sala da unidade que agora tem que ser aberta até o final do mês.
Em relação à Cadeia Pública de Milhã, a Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus) explica que a primeira licitação para a obra foi em 2009, mas a ganhadora da licitação para a construção pediu o cancelamento do contrato. Houve a rescisão deste contrato com a primeira empresa, e outra assumiu o processo licitatório.
“A obra está em prazo de execução e ainda não foi recebida pelo governo estadual. Hoje está em fase de acabamento, com 96% das etapas concluídas”. Ainda segundo a Sejus, o que falta para ser concluída é a implantação do sistema de videomonitoramento, acabamento das portas e revestimento cerâmico nas paredes. A previsão de entrega é em agosto de 2013.
Com informações do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário