quinta-feira, 10 de julho de 2014

QUIXADÁ 1913



Texto escrito em 1913 por um visitante na terra dos monólitos

Quixadá

A cidade de Quixadá fica situada sobre a linha-tronco que parte de Fortaleza e corta o Sul do estado do Ceará, ficando a 8 horas de viagem da capital. O solo em torno de Quixadá apresenta aspecto interessante, pelos acidentes naturais que o caracterizam. As planícies são semeadas de enormes blocos de rocha de várias formas e dimensões, alguns dos quais atingem a várias centenas de pés de altura e apresentam por vezes uma singular aparência. O solo sobre que se erguem estes blocos é em extremo fértil e rico, sendo porém o aspecto da região o de um leito de oceano transportado para o interior das terras.
Quixadá, sede do município, fica no centro desta região curiosa; a sua fundação é antiqüíssima, sendo, porém, sede do município apenas desde 1895, quando essa foi transferida de Quixeramobim. A sua população atual é de 15.000 habitantes.
Quixadá é notável por ter em suas proximidades um dos maiores açudes ou barragens existentes na América do Sul. Esta zona era sujeita a terríveis secas periódicas, que ameaçavam destruir por completo a vida naquelas regiões, quando, nos últimos anos do reinado de d. Pedro II, foi planejado um plano gigantesco para reter as águas em um grande reservatório de custo colossal.
Um engenheiro inglês elaborou o plano e construiu uma barragem colossal através do ponto mais favorável, isto é, no ponto mais estreito de um enorme vale próximo a Quixadá. A solidez da construção desta barragem, a grandeza das obras executadas e os benefícios incalculáveis que daí resultaram para uma região enorme e densamente povoada, são um justo padrão de glória para o autor e executor desta idéia grandiosa.
O plano, que foi completado recentemente, tem por fim acumular e reter um lençol d'água que deverá se estender por muitas milhas quadradas, quando a área total do reservatório ficar completamente cheia. Calcula-se que serão precisos ainda cinco ou seis anos para trazer a água ao nível conveniente; o reservatório, entretanto, já se vai enchendo a pouco e pouco, retendo bastante água, pesar das recentes secas, que têm sido excepcionais.
Do centro do açude, parte uma rede de canais que levam água das terras situadas no plano inferior o do açude. Logo abaixo do açude fica um estação experimental agrícola do governo, a qual se acha em próspera posição e vai prestando bons serviços ao estado. Atinge-se o reservatório em meia hora de viagem, da estação de estrada de ferro em Quixadá,  qual é ligada ao açude por meio de uma linha de tramways.
Com a adoção deste plano de irrigação, o distrito de Quixadá virá tornar-se um dos mais prometedores distritos agrícolas no Norte do Brasil. Existe já a cultura de algodão em larga escala, fazendo o distrito considerável exportação de produtos da pecuária.
Quixadá propriamente dita é uma cidade atrativa e que goza de bom clima, refrescado pela brisa suave que à tarde lhe vem das planícies, tornando as noites bem frescas. Dispondo de férteis e produtivas terras nas suas proximidades, o futuro e prosperidade de Quixadá são apenas uma questão de tempo e iniciativa inteligente.
Oferece o distrito, desde já, grandes oportunidades para quem pretenda especular sobre terras, pois estas são ainda em extremo baratas, tanto no distrito da cidade como nos outros.
A cidade dispõe de um bom abastecimento d'água, iluminação pública, banhos públicos, mercado, igreja matriz e cerca de 40 estabelecimentos comerciais. Os braços para a lavoura e outras indústrias não são abundantes, o que tem retardado o desenvolvimento do município. A cidade foi bem planejada, sentindo-se, porém,  falta de recursos financeiros que permitam a realização de melhoramentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário