sábado, 2 de agosto de 2014

CANCÃO

Foto: Edvanilson Oliveira


A gralha-cancã é uma ave passeriforme  família Corvidea . Também conhecida como cancão (Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia) e quem-quem. É considerada a voz da caatinga.

Pássaro de tamanho grande. Possui coloração deslumbrante nas cores branco e preto com linhas azuis que se assemelham com sobrancelha e olheira. Possui um canto c alto semelhante a “cancão” e ao cantar levanta a cauda e a crista. Além deste canto “padrão”, possui uma gama variada de outras vocalizações que são utilizadas de acordo com a situação: alerta, chamado, etc. Também conseguem imitar outras aves.

ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL

Alimentação

A gralha-cancã é onívora , comendo tudo, desde artropodes, frutos, inclusive de várias cactaceas à ração de galinha, se acessível. Alimenta-se também de pequenos roedores, pequenas cobras, peixes e até outras aves menores; a gralha-cancã é uma ave “fria” que mata suas presas com diversas pancadas na cabeça. Tem o interessante comportamento de “estocar” o alimento que não é ingerido na hora, para isso colhe o alimento, principalmente frutos e sementes, e voa se afastando cerca de 30 metros da fonte alimentar, desce ao solo e aí deposita entre a matéria vegetal ou na terra mesmo o material colhido. Repete este procedimento várias vezes. É uma excelente dispersora de sementes.

Reprodução

A gralha-cancã constrói seus ninhos  em árvores altas, com o formato de uma tigela larga, atapetada com folhas secas. Põe cerca de 3 ovos, que choca durante 2 semanas e meia.

Hábitos

Vive na caatinga, cerrado denso e em matas de galeria mais abertas.
Vivem em grupos de 3 a 9 indivíduos. São extremamente territórialistas e defendem agressivamente seu território da invasão de outros da mesma espécie.
Permanecem no estrato médio e baixo da vegetação e frequentemente vêm ao solo em busca de alimento. Se deslocam entre um ponto e outro sempre em voos curtos e baixos.
Como todos as espécies do gênero Cyanocorax, é uma ave inteligente, com estratégias de alimentação diversificadas. É hábil no voo acrobático. O cancão é muito curioso e barulhento. Descobre qualquer coisa estranha na mata e avisa a todos. Este comportamento é especialmente notado quando encontram uma cobra, neste momento dão gritos especiais e logo acodem outros companheiros e também outras aves, rodeiam-na a certa distância, ou mais geralmente mantêm-se em galhos a pouca altura, quase que em cima da cobra. Na caatinga vivem preferencialmente próximo as fontes de água, embora habitem áreas onde não existam fontes de água permanentes.

É endêmica do Brasil. É uma ave típica das zonas semi-áridas do Nordeste do Brasil, porém, por conta do desmatamento, tem-se expandido no Sudeste do país: já encontra-se instalada no Espírito Santo e tem sido avistada no Estado do Rio de Janeiro.


FONTE http://www.wikiaves.com.br/gralha-canca
Foto: Edvanilson Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário