domingo, 15 de setembro de 2013

DUAS IDEIAS DE JARDS NOBRE PARA QUIXADÁ

Por Jards Nobre

IDEIA 1 - Assim como qualquer cidade em crescimento, Quixadá precisa se preocupar com a qualidade de vida de seus habitantes. Nos dias de hoje, as praças são a melhor opção para a prática do exercício físico gratuito e ao ar livre, além de sempre terem sido espaço de lazer e interação.

Porém, o modelo de praça que existe em Quixadá prende-se ao século XIX: apenas bancos (e coreto - em algumas!). As praças de hoje devem ter bem mais que isso: devem ter espaço para caminhada, adaptações para a prática de exercícios físicos, uma pequena quadra poliesportiva, minianfiteatro, além dos tradicionais bancos e muitas árvores e jardins. Deve ser agradável e convidativa para pessoas de todas as idades.

Uma vez que o polo do Açude do Eurípedes não foi utilizado para esse fim (além de ficar muito distante da maioria dos bairros), o espaço de que falo deveria ser construído no Centro. E eis que Quixadá dispõe de uma área não utilizada aos pés da Pedra do Cruzeiro, entre esta e a linha férrea. O local é próximo aos Bairros Alto da Boa Vista, Triângulo, Campo Velho, Alto São Francisco e Centro e tem a grande vantagem de ser aos pés da Pedra, de modo que, à tarde, nunca fica ao sol. É uma área particular (o proprietário faleceu no ano passado), mas vale a pena a PMQ investir na compra do terreno para investir na qualidade de vida dos quixadaenses.

IDEIA 2 - Apesar de muitos dizerem que o município de Quixadá viveu, com suas últimas gestões, um retrocesso ou, pelo menos, um atraso em seu desenvolvimento, o que os números do IBGE, as construções nos mais diversos pontos da cidade e o movimento nas ruas mostram é exatamente o contrário.

Como a cidade está crescendo, já é hora de tomar algumas atitudes para evitar problemas futuros. A Rua Tenente Cravo, que dá acesso à CE-359 (saída para Fortaleza) é, atualmente, uma via de mão dupla, conquanto seja uma rua apertada e sem restrições de estacionamento. Há uma rua paralela, ainda sem asfalto, que poderia servir como opção de tráfego no sentido Triângulo–Centro, deixando a Tenente Cravo via de mão única no sentido Centro–Jardim dos Monólitos (o que eliminaria o semáforo no cruzamento desta rua com a Epitácio Pessoa).

Os carros que vêm pela CE-359 poderiam entrar pela rua Aderaldo Ferreira de Araújo ("Rua do Triângulo") até a rua Francisco Batista Queiroz, que segue paralela à linha férrea e leva à praça da Estação e à rua Rodrigues Jr., que leva ao Centro. Uma vez que a Rua Fco. Batista Queiroz não cruza outras ruas, porque segue a linha férrea e há a Pedra do Cruzeiro nas imediações, o trânsito seria mais rápido, sem semáforos (logicamente respeitando-se o limite de velocidade em vias urbanas). Bastaria asfaltar esta rua para torná-la apta ao tráfego de veículos com a facilidade desejada.


Jards Nobre nasceu em 1974, no distrito de Cipó dos Anjos, município de Quixadá (CE). Graduou-se em Letras, especializou-se em Literatura pela UECE, é membro da Academia Quixadaense de Letras e, atualmente, cursa Mestrado em Linguística na UFC. Foi professor substituto na FECLESC, professor de língua portuguesa no Colégio Valdemar Alcântara (1998 a 2011) e é professor da EEM Coronel Virgílio Távora desde 2004. Escreve romances desde a adolescência. Lanç

Nenhum comentário:

Postar um comentário